A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta sobre risco de deficiência de vitamina B6 em pacientes que utilizam medicamentos contendo carbidopa/levodopa, indicados para o tratamento da doença de Parkinson. A deficiência, segundo a agência, pode estar associada à ocorrência de convulsões.
Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi tomada depois que a Food and Drug Administration (FDA) , agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, identificou casos de convulsões associados à deficiência de vitamina B6 em pacientes em uso desse tipo de medicamento.
“A avaliação dessas evidências levou à adoção de ações preventivas para ampliar a segurança dos pacientes e fortalecer o monitoramento desse possível risco”, reforçou a Anvisa. “Até o momento, não foram identificados casos semelhantes notificados no Brasil.”
Como medida de segurança, a agência determinou ainda a atualização da bula do medicamento Carbidol, composto por carbidopa/levodopa, incluindo informações sobre o risco de deficiência de B6, e recomendou a avaliação dos níveis da vitamina antes do início do tratamento e de forma periódica durante o uso do remédio.
“A ação adotada pela Anvisa tem caráter preventivo e visa ampliar as informações disponíveis aos profissionais de saúde e aos pacientes, contribuindo para o uso seguro desses medicamentos e para a identificação precoce de possíveis sinais de deficiência de vitamina B6 durante o tratamento”, concluiu a Anvisa.
Saúde Anvisa proíbe venda de picolé com melatonina e suplemento de proteína
Saúde Dengue: 3 milhões de adolescentes estão com vacinação incompleta
Saúde Mais Médicos Especialistas oferece 224 vagas imediatas em nova chamada
Saúde Desinformação faz com que só 5% das crianças sejam protegidas da covid
Goiás E aí, tá preparado? 5ª edição da Corrida Colorindo a Vida Sem Diabetes do HGG será em 15 de novembro
Saúde Doença de Newcastle: protocolos sanitários são cumpridos em SC Mín. 26° Máx. 36°
Mín. 25° Máx. 41°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 41°
Tempo nublado


